Slide # 1

Slide # 1.1

Aldeia de Noval

Noval é uma pequena aldeia do concelho de Chaves e está situada na encosta de um vale, virada a nascente, recebendo todo o bom sol da manhã! ...

Slide # 2.1

Festa do Pentecostes

Festa do divino espírito santo realizada no dia 19 de Maio. Veja as fotos já disponíveis... »

Slide # 2

Nevou em Noval!

Despedimos-nos do mês de Fevereiro com neve! Veja as fotos aqui »

Slide # 3

Aldeia com história

Quinta de Noval - Esta casa senhorial foi em tempos propriedade da família do Padre Adolfo Magalhães (professor primário e de liceu, amante de arqueologia, colaborador da revista Anuário de Chaves).

Slide # 4

Aldeia tipicamente rural

Aldeia transmontana do Norte de Portugal, nela encontramos fontes de água naturais, casas em granito, etc...

Slide # 5

Visitem-nos...

Noval pertence à freguesia de Soutelo e fica a 6-8 quilómetros da cidade, o percurso demora aproximadamente 10 minutos.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Palmira Granjo 101 anos

21 de Junho de 1911
01 de Janeiro de 2013

Palmira Granjo deixou-nos com 101 anos de vida.

      Faz hoje 12 dias que Palmira Granjo faleceu. Deixo-nos com 101 anos, muito perto de fazer os 102, que os comemorava este ano no mês de Junho (21-06-2013).
Deixo aqui os meus pêsames à família de Palmeira, uma mulher que tem muito que se lhe diga.
     Curiosamente nasceu em 1911, um ano depois da implantação da república em Portugal. Enquanto a Europa andava em guerra (1º Guerra Mundial - 1914), Palmira completava os 3 anos. Continuou a crescer, tendo uma infância feliz e nunca lhe faltou nada porque os seus pais viviam economicamente bem. Palmira passou pelos duros anos de ditadura e mais tarde, em 1974, viu ser restituída a liberdade aos portugueses com a revolução dos cravos. Os anos prosseguiram, e Palmira nunca desistiu de viver! Teve 9 filhos, muitos netos e bisnetos e até mesmo um trisneto.
Era uma mulher culta, sabia ler e gostava de recordar os tempos de escola de que tanto se orgulhava. Tinha uma boa memória! A idade apenas lhe trouxe problemas auditivos, de resto tinha uma vida saudável, tomava de manhã cedinho as “sopas” (molhar bocados de “miolos de pão” em vinho) – quem sabe não ser este o segredo da longevidade.
Em suma, apenas saliento os 101 anos de vida de Palmira que é de louvar.

Fica aqui então um post dedicado à Palmira Granjo.

Pelo que sei, na freguesia de Soutelo nenhuma mulher tinha atingido os 100 anos, com a excepção de um homem de Noval que viveu até aos 104 anos, algo que nos deixa estupefactos .

   Janeiro de 2013

7 comentários:

  1. Muito interessante a homenagem a lembrança. Me consta que minha bisavó por parte de pai, CARMINDA RODRIGUES, viveu 1o3 anos. Faleceu em mil novecentos e cinquenta e oito.Foi então remanescente do Brasil Imperio, Portugal Reino. Cabe ressaltar que nao sei se é originária de NOVAL..mas conheci pessoalmente e a informção procede de natural de NOVAL, Piedade Rua da fonte.Ressalta Piedade que CArminda era muito boa rezadeira..abraços a todos...

    ResponderEliminar
  2. Caro D.Pedro, sugiro que insiras na rotina deste blog de comunicar visitas de naturais de Noval ai, a nossa Terra. Isso. Da mesma forma que tiveste essa boa lembraça de comunicar o falecimento da d. Palmira, tambem cabe comunicar , como aconteceu, de algum natural de Noval, visitar nosso recanto..Pode interessar a alguem . Quem retorna a Noval tem Noval no coração, quem nao retorna, nao tem.......abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto estas notícias podem ser muito úteis para quem vive cá mas também para aqueles que nos deixaram e estão de certa forma interessados em saber o que se passa!
      Sempre que possível postarei no blog.
      Um abraço João!

      Eliminar
  3. A D. Palmira Granjo é minha avó paterna e a Trisneta dela é a minha neta Leonor Rodrigues Amaral, que tem 2 anos de idade. Fico contente que tenham prestado esta homenagem no vosso blog, desde já os meus parabéns pelo mesmo e o agradecimento pela homenagem .

    Paulo Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo. Visite-nos sempre que puder.
      Um abraço para a malta de Arouca!

      Pedro Rodrigues

      Eliminar